Dia da Família Diocesana em Penedono

No passado dia 22, com a adesão de um considerável número de fiéis (cerca de 800), aconteceu, no santuário de Santa Eufémia - Penedono, o Dia da Família Diocesana. Num Ano Pastoral sob o lema “Igreja Chamada e Enviada”, grande parte das paróquias da nossa diocese estiveram presentes, apesar de ainda haver algum caminho a fazer, no sentido de a todos congregar na celebração anual deste dia.

Pelas 10:30h, sob a presidência do nosso bispo, começou uma pequena caminhada desde o ponto de encontro até ao recinto do santuário. Nela pudemos ir escutando alguma da longa história da nossa diocese.

Chegados ao local, o pároco (padre José Miguel) procedeu a uma breve saudação a Santa Eufémia. De seguida os padres encaminharam-se para o local da paramentação, de onde saíram em procissão para a celebração da Eucaristia pelas 11:45h. Na homilia, o senhor bispo começou por lembrar todos aqueles que, estando doentes, não se puderam deslocar até ali. De seguida, fez questão de referir a presença da Catarina Duarte em Roma (uma dos dois representantes de Portugal, por ocasião do Fórum Internacional dos Jovens) para que tomássemos consciência de que, naquele fórum, se percebia que “África está a dar 10-0 à Europa em termos de Pastoral”. D. António lançou, assim, o desafio a toda a Igreja de Lamego para que vá ao encontro de todos, mas personalizadamente, tal como qualquer cristão africano o faz. Por fim, voltou o olhar de todos para a imagem da “milagrosa Santa Eufémia”, desafiando a que a Igreja de Lamego seja audaciosa como a virgem e mártir. Refira-se que o grupo coral era constituído por elementos das diversas paróquias da zona pastoral de Penedono, sob orientação do padre Carlos Carvalho, pároco nessa zona pastoral.

Terminada a Eucaristia, foram distribuídos uns pequenos porta-chaves com o logótipo deste ano pastoral da diocese.

Como é apanágio neste tipo de encontros, o passo seguinte foi a partilha de farnéis que, pelas 14:30 deu lugar a uma exuberante atuação da Banda Filarmónica de Penedono.

Este encontro diocesano teve o seu fim pelas 16:00h com a oração de envio presidida pelo D. António, onde foram distribuídas pagelas com uma oração a Santa Eufémia, rezada por todos, em uníssono.

Há que assinalar a boa disposição de todos aqueles que estiveram presentes nesse belo dia junto da “casa de Santa Eufémia”, tão querida pelas gentes daquela região. Resta pedir-lhe para a Igreja de Lamego: “ouve a prece deste povo, roga por nós a Jesus”.

Diácono Diogo Martinho, in Voz de Lamego, ano 89/29, n.º 4516, 25 de junho de 2019