Conselho Pastoral Diocesano Ressonâncias

O primeiro Conselho Pastoral Diocesano deste ano de 2019 aconteceu no passado sábado, dia 19 de janeiro, no Seminário Maior de Lamego. Com início pelas 10h, o encontro contou com a presença de padres e leigos, responsáveis  pelas Departamentos, Secretariados, Movimentos e demais estruturas da pastoral diocesana, assim como alguns elementos representantes de algumas pastorais da diocese.

Presidiu a este Conselho Dioceseno o senhor Pró-vigário Geral, Cón. João Carlos, e orientou os trabalhos o Coordenador da Pastoral, Cón. José Melo. Após a oração da manhã, tiveram início os trabalhos, com a verificação das presenças e a justificação das ausências previamente anunciadas. A leitura da ata da última reunião reavivou a memória do que tinha sido tratado no derradeiro encontro.

Dando cumprimento à agenda de trabalhos, foi feita uma avaliação geral, por todos os presentes, acerca do que tem sido o nosso percurso pastoral, ao longo destes primeiros meses do ano dedicado à Igreja – Povo chamado. Partilhou-se muito do que foi feito nas diversas zonas e pelos diversos organismos da pastoral. E o balanço que fica é bastante positivo.
A discussão seguinte centrou-se nas duas atividades de alcance diocesano. A primeira, o Retiro para Agentes da Pastoral. Além da data (1º sábado da Quaresma – 9 de março), ficou decidido que serão formadas equipas de animação para esse dia e será facultado um esquema/proposta aos arciprestados, onde este encontro de formação, reflexão e oração se vier realizar.

A outra atividade que mereceu discussão mais alargada foi o Dia da Família Diocesana, a realizar no dia 22 de junho, no Santuário de Santa Eufémia, em Penedono. Foram dadas algumas opiniões, deixadas muitas sugestões, ponderadas várias situações. Mas não ficou nada decidido em concreto e definitivo. É necessário que outros organismos sejam consultados. E, sobretudo, é prioritário auscultar o arciprestado de Mêda – Penedono – Pesqueira – V. N. Foz Côa, que serão os anfitriões e protagonistas deste dia de encontro diocesano.

Depois de agradecer a disponibilide e boa vontade de todos os presentes, o senhor Pró-vigário Geral deu por encerrada a reunião por volta das 12h30.

Pe. Diamantino Alvaíde, coordenador pastoral
in Voz de Lamego, ano 89/08, n.º 4494, 22 de janeiro de 2019