DDPJ - Preparação para o Natal

Seguindo a Estrela…
Jovens em preparação para o Natal

No passado dia 15, teve lugar no Seminário Maior de Lamego um dos encontros de preparação para o Natal, preparado pela equipa do DDPJ de Lamego.

Depois da passagem por Penedono (24 de novembro) e Tabuaço (1 de dezembro), a Estrela seguiu caminho e veio até Lamego.

O dia começou com um acolhimento bastante divertido e, logo em seguida, fizemos a oração inicial, onde escutamos o Evangelho que nos orientou ao longo de todo o dia (Mt 2, 1-9). De seguida os cerca de 100 jovens presentes nesta atividade dividiram-se em 3 grandes grupos para participar numa espécie de “Jogo da Glória”, mas na versão “A Caminho de Belém” (Magos vs Herodes). O jogo consistia em descobrirmos, de forma lúdica, o verdadeiro significado de “sair do sofá” e adquirirmos a capacidade de, tal como os Reis Magos, sair do nosso conforto e ir adorar o Salvador.

Depois deste momento formativo, tivemos um tempo de reflexão sobre a simbologia da estrela (Estrela vs estrelas). O que é uma estrela? Como é que podemos ver as estrelas? Que estrelas brilham no mundo de hoje? Que estrelas seguimos? E tudo isto foi relacionado com a vida concreta dos jovens que hoje em dia se deparam com milhares de estrelas no Instagram, no desporto, na música, etc. Toda esta reflexão fez-nos pensar que nem sempre damos o devido valor às estrelas que nos orientam pelos bons caminhos (família, comunidade paroquial, etc) e até nos esquecemos de olhar para a melhor Estrela que é Jesus. Desta forma, fomos preparados para fazer silêncio e meditar individualmente em algumas questões pertinentes (Via Stellae vs Via rápida).

Antes de irmos almoçar, a equipa do DDPJ propôs que cantássemos uma nova versão de uma música do Rui Veloso (Não há estrelas no céus vs Afinal há uma). Na verdade, os dias são escuros e até há quem diga (e cante) que não há estrelas no Céu… mas, para nós jovens cristãos, há esperança. É precisamente nos momentos de maior escuridão que olhamos para o alto e lá encontramos a Luz que nos guia pelo caminho certo.

Após o almoço e algum tempo de convívio, construímos um pequeno ‘suporte de velas’ para levarmos para nossas casas. Esta recordação estava, espantosamente, relacionada com os Encontros de Preparação para o Natal realizados em 2016 e 2017. Juntando a tenda de 2016 com a manjedoura de 2017, formou-se o símbolo deste ano: a estrela. Na Oração de Envio também recebemos uma vela que vamos acender na noite de Natal.

No final do encontro recebemos a bênção do Senhor e regressámos para nossas casas.

Em nome dos jovens presentes nos Encontro de Preparação para o Natal, agradecemos à equipa do DDPJ de Lamego por nos mostrar a Estrela que é Jesus. Certamente, depois deste encontro vamos procurar “Seguir a Estrela” e apresentá-la a todos aqueles que ainda a não conhecem!

“Não descobriremos a estrela que brilha para nós enquanto não levantarmos os olhos das coisas rasteiras; não seremos capazes de a seguir enquanto não caminharmos de noite; não nos poremos a caminho enquanto não deixarmos para trás o conforto dos nossos palácios interiores; e não abriremos o caminho que nos leva ao Presépio enquanto não dermos um passo após o outro, fazendo a vontade de Deus com simplicidade, gesto a gesto, dia a dia.
Dá-nos, Senhor, a graça de nos pormos hoje mesmo a caminho, como todo o povo bíblico, para Te podermos adorar!”

João Patrício, SML
in Voz de Lamego, ano 89/04, n.º 4490, 18 de dezembro de 2018