Fechar

Login

04

Out

2017

D. António Couto presidiu ao Dia da Bíblia, na Sé de Lamego

Numa oportuna e muito interessante iniciativa do nosso Bispo, D. António Couto, as nossas crianças tiveram a oportunidade de, com toda a comunidade paroquial, celebrar o Livro mais importante na vida dum cristão, o Livro que contém a Palavra de Deus - a BÍBLIA.

Com a participação de alguns irmãos da comunidade paulista, que se dedica precisamente ao estudo e divulgação da Bíblia, com a presença do vigário geral e do pró-vigário da nossa diocese, as crianças mais novas foram incentivadas a prestar mais atenção e cuidado á leitura e estudo  ( diário, se possível ) da Bíblia, e mais uma vez alertadas para o seu conteúdo como sendo a verdadeira inspiração para as nossas atitudes e comportamentos como cristãos e filhos de Deus; as mais crescidas, tendo tido no 4º ano de catequese um ano dedicado exclusivamente a este assunto ( e tendo todos recebido a sua própria Bíblia no decorrer da Festa da Palavra) puderam reforçar ainda mais os conhecimentos adquiridos e empenhar-se no seu próprio estudo da Palavra.

O envolvimento familiar, no entanto, é um ponto crucial para que dias como este não fiquem na memória como "uma missa bonita" e venham a dar o fruto pretendido na vida das nossas crianças.

Na sessão de catequese que se seguiu á missa, debatendo tão importante tema, questionei a turma do 5º ano acerca da leitura dum livrinho que no início do ano passado todos levaram e que continha a leitura diária do Evangelho para 2017 - fiquei muito feliz com o grande número de crianças que leram com muita frequência, e ainda mais com as muitas que o liam com os familiares !

E como descreviam , orgulhosas, os pormenores da leitura e o gosto que tinham naqueles momentos com os pais ou avós !

Não tenho dúvidas em dizer que está em formação uma nova geração de cristãos mais convictos e informados, mas também tenho a certeza que os seus pais e outros familiares também sentirão os benefícios da partilha com os seus filhos destas vivências cristãs em comunidade.

IM, in Voz de Lamego, ano 87/45, n.º 4430, 3 de outubro 2017