D. António Francisco dos Santos | 1948-2017

D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, morreu aos 69 anos, 11 de setembro de 2017, no mesmo dia em que, há 6 anos, faleceu o sacerdote que o batizou, Pe. Manuel Pinto Afonso.

Nasceu a 29 de agosto de 1948, na paróquia de Tendais, Cinfães.

Ordenado Diácono em 22 de agosto de 1971, fazendo o Estágio Pastoral na paróquia de São João Baptista na Vila de São João da Pesqueira.

Foi ordenado Sacerdote, na Catedral de Lamego em 8 de dezembro de 1972, por D. António de Castro Xavier Monteiro.

De dezembro de 1972 a junho de 1974, foi pároco Coadjutor da paróquia de São João Baptista de Cinfães.

Seguiram-se os estudos em Paris, França, assumindo a responsabilidade pastoral da Comunidade portuguesa emigrante da paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur Seine, em 1974.

Membro do Conselho de Presbíteros desde 1979.

Membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, com as funções de Professor, Secretário, Ecónomo e Vice-Reitor de 1986 a 1991.

Em 19 de março de 1991, nomeado Cónego Capitular da Sé Catedral de Lamego.

Em 5 de dezembro de 1997, nomeado Prelado de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.

Exerceu ainda as funções: delegado Episcopal para a Formação do Clero, Responsável da Pastoral Universitária, Secretário Diocesano da Pastoral das Migrações, Chefe de Redacção da “Voz de Lamego”, Vigário Episcopal do Clero.

À data da nomeação episcopal exercia os seguintes cargos e funções:

- Pró-Vigário Geral da diocese desde 19 de março de 2000;

- Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave desde 1991;

- Secretário do Conselho de Presbíteros;

- Director Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade, desde 1996;

- Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora;

- Vice-Presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego (Fraternidade Sacerdotal);

- Membro da Direcção da ASEL – Associação dos Antigos Alunos de Lamego.

Foi eleito Bispo, Auxiliar de Braga, com o título de Bispo de Meinedo, pelo Papa João Paulo II, em 21 de dezembro de 2004.

Foi ordenado Bispo a 19 de março de 2005, na Sé de Lamego.

Em 21 de setembro de 2006, o Papa Bento XVI escolheu-o para Bispo de Aveiro.

A 21 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco atribuiu-lhe a Diocese do Porto.

Nomeado Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2005.

Em junho de 2008 foi reconduzido como Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa e nomeado Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã da Conferência Episcopal Portuguesa.

Em 2011 foi nomeado presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (2011-2014), e vogal do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Atualmente era Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Formação e funções académicas:

Frequentou a Escola Primária de Meridãos – Tendais de 1955 a 1959.

Foi aluno dos Seminários Diocesanos de Resende e de Lamego de 1959 a 1971, concluindo o Curso Superior de Teologia em 24 de junho de 1971.

Concluiu a Licenciatura em Filosofia em 1977 e o Mestrado em Filosofia Contemporânea em 1979, na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris. É igualmente diplomado em Sociologia Religiosa pela Escola Prática de Altos Estudos em Ciências Sociais e pelo Centro Nacional de Investigação Científica de Paris (C.N.R.S.).

Professor do Instituto Superior de Teologia do Núcleo Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa;

Professor do Centro de Promoção Social Rural de Lamego e Director da Escola Profissional de Lamego – Instituição da Diocese de Lamego, desde 1996.

FUNERAL NA DIOCESE DO PORTO, onde será sepultado.

Celebração exequial na Sé do Porto, pelas 15h00, do dia 13 de setembro de 2017

A missa do 7.º Dia será a 18 de setembro, na Sé de Lamego e presidida por D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego