Pe. João Carlos Morgado | Bodas de Prata Sacerdotais

Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração

Jubileu Sacerdotal

No dia 4 deste mês completaram-se vinte e cinco anos de ordenação sacerdotal do Padre João Carlos Costa Morgado, actual Pró-Vigário Geral da nossa diocese. Para assinalar o facto, dar graças ao Senhor e homenagear o aniversariante, a paróquia de S. Pedro de Castro Daire, animada pelo seu pároco, Padre Carlos José Gomes Caria, organizou uma singela festa.

Há vinte e cinco anos, no dia da festa litúrgica de Sta. Isabel de Portugal, a diocese de Lamego voltava os olhos para Castro Daire para testemunhar a ordenação sacerdotal do Pe. João Carlos. O seu condiscípulo, Pe. Abel Costa Rodrigues, já havia sido ordenado há cerca de dois meses, na sua terra natal (Paus, Resende) pelo bispo de então, D. António Castro Xavier Monteiro, e chegava agora o momento de celebração e festa semelhantes em Castro Daire.

A grandiosa igreja encheu-se para o grande momento, a que foram associados os seis finalistas do Seminário Maior de Lamego, ordenados Diáconos nesse mesmo dia e que viriam a ser ordenados presbíteros no ano seguinte: António Ferraz, Carlos Caria, Diamantino Duarte, João Martins, Joaquim Dionísio e José Manuel Ramos.

Vinte e cinco anos depois, a igreja matriz de Castro Daire voltou a acolher muitos daqueles que ali haviam estado, agora mais velhos, mas nem por isso menos amigos e confiantes. Muitos fiéis participaram na Eucaristia, às 19h, com destaque para a Irmandade daquela paróquia, com os irmãos devidamente trajados, o Agrupamento do CNE e o grupo coral que cantou e encantou. Vários sacerdotes da zona pastoral, antigos párocos, o Vigário Geral da diocese, o seu condiscípulo e aqueles que foram ali ordenados Diáconos (ausente o Pe. Ferraz, em peregrinação a S. Tiago de Compostela). Nos primeiros bancos, a presença dos pais, irmãos, sobrinhos e demais familiares do Pe. João Carlos.

Discretamente, como é seu apanágio, mas não menos eficientemente, o Pe. Carlos Caria saudou os presentes e justificou o motivo do encontro: dar graças a Deus pela vocação e vida sacerdotal em ano de jubileu sacerdotal, proporcionar um gesto de gratidão pela disponibilidade do sacerdote para servir o Evangelho e a Igreja, lembrar quantos colaboraram na caminhada do homenageado, rezar pelos que já partiram e juntar, 25 anos depois, muitos dos protagonistas que ali haviam estado e assumido um caminho de serviço.

Na homilia, além da referência aos textos bíblicos proclamados e ao exemplo de santidade recordado, o Pe. João Carlos recordou pessoas, etapas, lugares e factos do seu vasto caminho e da sua diversificada missão, ao mesmo tempo que agradeceu a presença, a ajuda, a partilha e o exemplo de tantas pessoas que o apoiaram, ampararam e acompanharam nesta caminhada que vai continuar e que desejamos seja longa e profícua.

Antes da bênção final, a paróquia de Castro Daire ofereceu uma lembrança e um cesto com 25 rosas ao Pe. João Carlos, bem como aos que ali haviam sido ordenados Diáconos. Também o Presidente da Câmara de Castro Daire lhe quis oferecer uma recordação, tal como outras pessoas, a título individual. Num gesto de gratidão, membros do grupo coral entregaram também um ramo de flores ao seu pároco, Pe. Carlos Caria pelos 25 anos de ordenação diaconal. Certamente que, no próximo ano não deixarão de assinalar, devidamente, os 25 anos de sacerdócio de paroquialidade deste seu pastor.

Depois tomou a palavra Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral, para agradecer, em nome da diocese, ao Pe. João Carlos a disponibilidade e o serviço assumidos em prol do Povo de Deus.

Após a celebração, e já no adro, todos os presentes puderam deliciar-se com um grande bolo e algo mais, ao mesmo tempo que ouviam um grupo entoar músicas tradicionais.

O nosso jornal associa-se a todos quantos saúdam os sacerdotes que, este ano, comemoram o seu jubileu de ordenação, ao mesmo tempo que convida todos a rezarem por eles e por novas vocações sacerdotais.

JD, in Voz de Lamego, ano 87/35, n.º 4420, 11 de julho 2017