Encontro com os Diáconos no Santuário da Lapa

A nossa diocese tem a alegria de contar com três jovens Diáconos a caminho do presbiterado: o Ângelo Santos, a viver o seu estágio pastoral junto dos Padres Carlos Carvalho e Francisco Marques, em terras de Penedono e Sernancelhe; o Diogo Rodrigues, que vive o seu estágio junto dos Padres Bráulio Carvalho e Jorge Giroto, na zona pastoral de Moimenta da Beira; o Luís Rafael, que vive o estágio pastoral junto dos Padres José Guedes e José Abrunhosa, por terras de Lamego.

Após a ordenação diaconal, vivida no final do anterior ano litúrgico, já se encontraram diversas vezes para rezar, dialogar e partilhar experiências. O mais recente encontro, vivido na manhã do passado dia 10 de maio, no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, contou também com a presença do nosso bispo, D. António Couto.

Depois de um momento de oração (Hora Intermédia), D. António dirigiu-lhes algumas palavras para sublinhar a singularidade da nossa missão, assente no Senhor Ressuscitado, Aquele que se faz ver, ao mesmo tempo que se congratulava por estar com os seus Diáconos, em espírito de família diocesana. O Senhor é a chave do nosso viver, a nossa motivação que impele a avançar. E aproveitou também para formular um desejo: que a presença, missão e vida dos Diáconos, futuros Presbíteros possa contribuir para a revitalização da diocese, visível nas suas comunidades e no seu presbitério. Para isso, importa estar atento e presente, sugerir e participar, motivar e evitar a rotina.

Em seguida, cada um dos Diáconos teve oportunidade para falar e apresentar questões e sugestões, proporcionando o diálogo entre todos.

Antes da partida, tempo ainda para rezar ao Senhor e louvar Maria, a Senhora da Lapa que ali se invoca há mais de cinco séculos. O encontro terminou depois com o almoço.

Uma palavra ainda para agradecer o acolhimento que nos foi proporcionado pelo Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na pessoa do seu Reitor, Padre José Alves Amorim, a quem agradecemos a simpatia e a alegria por nos ver ali, ele que tudo vai fazendo para promover o Santuário, inclusive defendendo-o de alguns “vizinhos” que ainda não perceberam que é a Senhora da Lapa que promove aqueles lugares e aquelas pessoas.

JD, in Voz de Lamego, ano 87/27, n.º 4412, 16 de maio de 2017