"Vai e faz tu também do mesmo modo!"

    Centro de Preparação para o Matrimónio - Lamego

    SAUDAÇÃO DE BOAS VINDAS

    O CPM tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de Noivos para o Matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na Revisão de Vida e no Testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais. O CPM está igualmente aberto a casais já constituídos e a noivos de outras confissões religiosas, sempre na observância e cumprimento dos princípios que modelam os seus Encontros e estão enquadrados nos ensinamentos e doutrina da Igreja Católica sobre o Matrimónio e a Família.
    Assim sendo, sejam bem vindos todos os que procuram informação sobre o CPM, seja qual for a razão da sua busca. Aqui encontrarão as vias que os (as) poderão pôr em contacto com um Serviço que a Igreja, através de um grupo de Casais empenhados, coloca à vossa disposição.


    BREVE HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS CPM

    Em França, desde os meados do século XX que alguns padres, seculares e religiosos, se vinham debruçando sobre a procura de uma espiritualidade específica para as pessoas casadas, baseada num olhar renovado sobre o Sacramento do Matrimónio. Nesta tendência dois nomes se agigantaram, os Padres Henri Caffarel e Alphonse d’Heilly, ambos da Companhia de Jesus.

    Já esboçadas pouco antes da II Guerra Mundial, as Equipas de Nossa Senhora, pensadas com aquela finalidade por alguns casais reunidos à volta do Padre Caffarel, foram despertadas pela desintegração familiar provocada pelo conflito. Contudo, debatiam-se com o problema do “diálogo conjugal”, isto é, com a dificuldade de “falar com” e, sobretudo, “ouvir” o outro. Desse núcleo inicial fundador das ENS fazia parte o irmão do Padre d`Heilly, Gérard, e sua esposa Madeleine, razão pela qual este sacerdote era frequentemente solicitado para retiros e conferências dirigidos aos casais e assistentes espirituais, dada a experiência adquirida em anteriores trabalhos pastorais nessa área.

    Provavelmente em 1952, o Padre Caffarel encarrega o seu secretário Jean Pillias e sua esposa, com o auxílio de outros casais, de organizarem uma estrutura de formação para jovens candidatos ao Matrimónio; para ela, convidaram o Padre d’Heilly e dela veio a emergir, quatro anos depois, o embrião do CPM, com metodologia e pedagogia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes. Apesar das adaptações adequadas ao tempo e lugar, as características originais mantêm-se e, entretanto, o Movimento expandiu-se a outros países europeus e ao Brasil.

    Não obstante a autonomização do CPM ter acontecido em 1962, em pleno tempo conciliar, só a partir de Junho de 1967 o Padre d’Heilly é nomeado responsável nacional, pelo Conselho Permanente do Episcopado francês, cargo que desempenhou até 1972. A Federação Internacional (FICPM) foi criada em 07/05/1978, em Turim (Itália) e tem sede no Luxemburgo.

    Para a implantação do CPM e das ENS em Portugal foram decisivas as relações de amizade que os Padres d’Heilly e Caffarel mantinham no nosso País, onde frequentemente passavam férias, assim como a acção do então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes. De facto, a primeira ENS do Porto viria a ser reconhecida, oficialmente, pela Equipe Dirigente, de França, em Novembro de 1957 e no ano seguinte a segunda ENS foi encarregada de lançar os “Cursos de Preparação para o Matrimónio”, objectivo concretizado em Março de 1960. Hoje, o CPM estende-se a todas as Dioceses do País.

    A Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio tem estatutos aprovados pela Conferência Episcopal, em 10/04/1991, e goza de personalidade jurídica desde 01 de Julho do mesmo ano.
    Considerado o fundador do Movimento, o Padre Alphonse d’Heilly faleceu em 22 de Janeiro de 1979.

     

    Notícias do CPM

    Pesquisar

    Redes Sociais

    Fale Connosco

      254 612 147

      geral@diocese-lamego.pt

      Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

    Contacte-nos

    Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

     254 612 147

     curia@diocese-lamego.pt

     254 612 147

    © 2017 Diocese de Lamego. Todos os Direitos Reservados. Design: blueweb.pt.