D. António Couto e Jovens de Almacave em visita à prisão

Foi com este lema no coração que, ao longo das últimas semanas, saímos dos nossos sofás e percorremos as ruas da nossa paróquia.
Passando pelos lares de idosos e centros de dia, pelo hospital, pelas casas dos doentes e, no passado dia 12 de Janeiro, acompanhando o Senhor Bispo, também fomos até ao Estabelecimento Prisional de Lamego.

Esta visita estava prevista para o final do mês de dezembro mas, infelizmente, devido à greve dos guardas prisionais, teve de ser adiada. Sempre na tónica do espírito natalício pudemos cantar, abraçar, rezar e ouvir… ouvir muito.
Num tempo em que tudo passa a correr, fez-nos bem parar e, sem pressas, visitar estas pessoas. Do doente acamado em casa até ao irmão recluso: tantas histórias de vida, tanta sabedoria partilhada, tanta solidão sofrida, tanta bondade semeada.

No final de cada encontro quisemos entregar a todos uma “dezena” realizada pelos nossos jovens do grupo sócio-caritativo. Era apenas um “miminho” mas percebemos que este pequeno gesto deixava as pessoas com um brilho nos olhos.

Agradecemos a hospitalidade de quantos nos receberam e a colaboração de todos aqueles que nos acompanharam nesta bela missão. Que o Menino Jesus a todos abençoe.

Almacave Jovem, in Voz de Lamego, ano 89/07, n.º 4493, 15 de janeiro de 2019